sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

De Procedência



Preocupados em manterem vivas as mais autênticas manifestações folclóricas e tradicionais do povo sul-brasileiro, uma pequena leva de poucos jovens criaram um grupo de danças tradicionais e folclóricas. Tais manifestações não ficariam restritas apenas às danças, tendo abrangência na indumentária típica, na musicalidade, na culinária, nos aspectos sócio-culturais, nos usos e costumes da gente campesina do meridional do Brasil, em especial nas ricas expressões dos antigos tropeiros birivas e de todas as peculiaridades nas quais eram envoltos o seu vivenciar.
Assim nasceu o Grupo Procedência - Danças Tradicionais e Folclóricas, na cidade de Guarapuava, centro-sul paranaense, nos belos campos de cima da Serra da Esperança. Vivíamos a madrugada de 02 de fevereiro de 1.992, completados 19 anos então.
Premiados em inúmeros dos mais importantes Festivais e Concursos de todo o País, e também no exterior, desde seu surgimento, o Grupo Procedência teve destacadíssima importância na divulgação de danças, músicas e da vestimenta dos gaúchos e gaúchas de antanho, dando exemplos de pioneirismo, criatividade e coerência no trato com o original e autóctone legado de nossa ancestralidade, desempenhando desta forma, reconhecido e indispensável papel no intercâmbio cultural entre variados conjuntos e centros de tradições de diferentes regiões brasileiras.
Muitas pessoas contribuíram ao longo dos anos para registrar tão bela jornada.
Para cada uma delas, meu reconhecimento e gratidão.
Para o Grupo Procedência, minha reverência.
Para cada capítulo desta inigualável história, minha saudade...

2 comentários:

  1. Legendas: Primeira imagem é o brasão do Procedência, estampado em alegoria comemorativa dos 10 anos do Grupo; depois flagrante de mais uma bela apresentação; a seguir o agrupamento que abrilhantou a abertura do X Fecart, na cidade de Lages, no ano de 2002; e finalmente retrato de integrantes do Grupo em momento irreverente no Rodeio do CTG Os Praianos (S. José-SC). Partindo da esquerda vemos, Carlinha Lima, Ju Lima, Luciano Gago, Cecília Binsfield, Fernando Francis, Isa Cury, Lika Roszkowski e Gujo Fávero.

    ResponderExcluir
  2. Bons momentos, pessoas inesqueciveis!!!!!!!!
    Saudades destes bons tempos

    ResponderExcluir