terça-feira, 20 de outubro de 2015

CRISE


Um dos vocábulos mais entonados nos últimos meses tem sido "crise". 
Desde os noticiários de maior abrangência até em pequenas rodas de amigos, sempre tem uma crise no assunto.

Mas o que é realmente uma crise? Primeiro, conceituemos o significado de crise: com base sintética do que encontramos nos principais dicionários, crise seria "mudança brusca ou alteração importante no desenvolvimento de qualquer ato, evento ou acontecimento."


Então é possível concluir que em se vivendo uma crise, se ao final dela nada mudar, significa dizer que não vivemos uma crise? Sim!!! Ou seja, quando você ouvir lamúrias da sua amiga sobre a crise que ela está passando com o novo namorado, ou ainda, a cunhada vier aos choramingos dizer que o casamento com seu irmão está em crise, desconfie. A menos que a tal crise promova ao final mudanças significativas e profundas, até mesmo rompimentos, terá sido de fato crise.

Tem uma definição que eu costumava usar em minhas falas sobre crise que considero ótima. Dizia eu que crise é uma sucessão de fatos capazes de pronunciar a morte de um período para o nascimento de outro. É bom ressaltar, que da crise não resultará necessariamente um período melhor daquele anterior dela.

Teóricos de diferentes áreas, costumam referir-se a grafologia chinesa para citar as crises, pois em chinês, a palavra que define crise é expressa em dois símbolos, um significa perigo e outro oportunidade.
Sim. Crise também pode ser sinônimo de oportunidade.

Um bom exemplo do que é crise é a questão do Oriente Médio, onde árabes e judeus vivem em constante conflito, repetidos rompimentos e contínua desavença. De tempos em tempos surge a calmaria e até a paz, mesmo que temporária. Então, vivencia-se a crise e também seus resultados.

E você, a quantas andam suas crises? Crise amorosa, crise dos trinta (ou quarenta), crise de consciência e claro, crise financeira.

Digo por mim, tenho minhas crises, e são muitas. Há a alternativa de simplesmente ignorá-las, mas eu prefiro vivê-las, e assim ter a compreensão de que são são momentos, fases temporárias, mais curtas ou mais longas, porém inevitáveis para o surgimento de um novo período, novo tempo, que também no futuro encontrará outra e mais outra crise e, como tudo que é da vida, é passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário