quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO

(Eduardo Couture)


1- ESTUDA
O Direito está em constante transformação. Se não o acompanhas, serás cada dia menos advogado.

2 - PENSA
O Direito se aprende estudando; porém, se pratica pensando.

3 - TRABALHA
A advocacia é uma fatigante e árdua atividade posta a serviço da Justiça.

4 - LUTA
Teu dever é lutar pelo Direito; porém, quando encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça.

5 - SÊ LEAL
Leal para com teu cliente, a quem não deves abandonar a não ser que percebas que é indigno de teu patrocínio. Leal para com o adversário, ainda quando ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que, mesmo quanto ao Direito, às vezes tem que confiar no que tu lhe invocas.

6 - TOLERA
Tolera a verdade alheia, como gostarias que a tua fosse tolerada.

7 - TEM PACIÊNCIA
O tempo vinga-se das coisas que se fazem sem sua colaboração.

8 - TEM FÉ
Tem fé no Direito como melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na paz, como substituto benevolente da Justiça, e, sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem paz.

9 - ESQUECE
A advocacia é uma luta de paixões. Se a cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará o dia em que a vida será impossível para ti. Terminado o combate, esquece logo tanto a vitória quanto a derrota.

10 - AMA TUA PROFISSÃO
Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselho sobre seu futuro, consideres uma honra para ti aconselhá-lo que se torne advogado.


Em 1827 surgem os primeiros Cursos Jurídicos no Brasil. Desde então, o dia 11 de Agosto, data da promulgação da lei que criou os referidos cursos, é considerado o Dia do Advogado.

Um comentário: