quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Rosh Hashaná



          Segundo a literatura rabínica, para os judeus a história da humanidade conhece seu início quando Deus criou Adão e Eva. Mesma data em que conheceram e tomaram o fruto da árvore da ciência, do bem e do mal. 
          A Torá, o Livro Sagrado do Judeus, refere-se a este dia como o Dia da Aclamação, "Yom Teruá" em Hebraico, descrito em Levítico Cap. 23, v. 24. 
        A mesma data coincide com o assassínio de Abel por seu irmão Caim, e nos dias de hoje, dá-se início a um período de reflexões, "dias de temores", que culminará com o Dia do Perdão,  o "Yom Kippur", data maior para religiosos Judeus.
          Em razão da crença na data como marco temporal do início de todos os tempos para o homem, comemora-se o "Rosh Hashaná", festejado nos moldes do "Ano Novo" cristão.
       "Rosh Hashaná", literalmente "Cabeça do Ano", ocorre sempre no primeiro dia de Tishrei, primeiro mês do calendário Judaico e sétimo mês do calendário Bíblico.
           Neste ano de 2012, para o calendário comum, dar-se-á em 17 de setembro.
          Em 2012 da Era Cristã, os Judeus estarão comemorando a chegada do ano 5773, contados desde "Yom Teruá", quando acreditam que precisamente nesta data Deus criou o homem e a mulher, originando o tempo humano na terra.

            Feliz Ano Novo. Ou Shaná Tová!!!


Assista vídeo explicativo sobre o tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário