terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cumpra as promessas para 2013!


                                                      Emagrecer, iniciar um novo negócio, começar a malhar, fazer poupança.

Toda virada de ano, títulos como os acima citados são repetidamente afirmados por muita gente. Ou melhor dizendo, são reafirmados. Para alguns, já se tornaram mantras.
Eu aposto que muita gente, inclusive você, fez promessas no fim de 2012 que não irá cumprir em 2013. Mas, para alento das massas, a ciência tem boas notícias, e garante que resolução de fim de ano tem solução. Estudos atuais garantem que se você fazer das promessas rotina, seu cérebro vai querer manter os novos hábitos e forçar você a se adequar, da mesma forma que havia feito com os velhos hábitos.

Tudo bem que você, eu e todo mundo já sabíamos disso...

Seja como for, a fórmula da façanha está no badalado livro "O Poder do Hábito: Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios", publicado pelo jornalista americano Charles Duhigg, que conta em detalhes as novas descobertas científicas sobre o assunto. Lá ele explica que ir para uma sessão de exercícios na academia não significa apenas força de vontade, mas também de programação cerebral. 

É como nos programas de computadores, que ficam literalmente gravados, e sempre voltarão a aparecer, até que você grave outros programas novos por cima.

Assim, se você quer cumprir as promessas de ano novo, comece por transformá-las em hábito que seu cérebro se encarrega do resto.

E aí é que está a boa notícia: se você persistir, pode transformar absolutamente qualquer coisa em hábito. Na prática, sempre que você trocar uma barra de chocolate por uma maçã, ou o sofá pela academia, de forma contínua e regular, simplesmente a opção antiga será desconsiderada. Seu cérebro, dizem os estudiosos, prefere mais repetir do que pensar.

Então meus caros, mãos à obra. A palavra de ordem é disciplina, pois não basta apenas mudar a rotina, é preciso manter as mudanças até que seus neurônios se habituem com elas.

Faça isto, ou o único hábito que você vai manter é o de fazer promessas e resoluções de final de ano sem que jamais venha cumpri-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário