domingo, 18 de setembro de 2011

Dia do Gaúcho. Não, eu não sou gaúcho!

Paixão Côrtes durante Festejos de Semana Farroupilha

No dia 20 de setembro, todos os anos, celebra-se o Dia do Gaúcho. É o ápice da Semana Farroupilha, que como o nome lembra, remete aos feitos heróicos de uma parcela grande de riograndenses que lutaram de 1835 até 1845 contra o o poder do Brasil Imperial, e merecem ter seus ideais vivos e exaltados na história. E olha, que muitos dos que participam destas festas, nem sonham como ela começou. Falta ler a obra "Origem da Semana Farroupilha e Primórdios do Movimento Tradicionalista", do grande Paixão Côrtes. Em razão de ter participado muito ativamente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, repetidas vezes me perguntam se eu sou gaúcho. Repetidas vezes respondo que não, eu não sou gaúcho. Em que pese a hipótese de se levar tal equívoco como um eventual elogio, e todo o respeito e reconhecimento que ofereça aos riograndeses, mesmo que digam que eu "sou mais gaúcho que muitos gaúchos (!)", sempre preferi afirmar e reafirmar que sou guarapuavano. Destes que falam com clareza cada letra a ser pronunciada. Paranaense do leite com E no final. Claro, leitE quentE, com muito orgulho. Desconfio de quem nasceu e mora por aqui e fala leti quenti. Você também deveria desconfiar de qualquer um que rejeita suas origens. Mesmo o conceito de que gaúcho "é um estado de espírito" nunca me caiu bem, e sempre me pareceu uma roupagem de gente indecisa e de pouca personalidade. Aos que se batizam de "gaúcho por opção" então, apenas poderia compreender os que foram criados ou residem no Rio Grande do Sul, por terem sido acolhidos e formados naquele belo estado. Fora disto, minha ignorância impossibilita-me a compreensão. Dediquei longos anos da minha vida a estudar, pesquisar, aprender, valorizar, exaltar, preservar e divulgar as antigas danças, músicas e roupas gauchescas, bem como sua culinária e peculiaridades da formação sócio-cultural do extremo sul do Brasil. Mas isto não me torna um gaúcho. Ou melhor, isto não dá o direito de deixar de ser um guarapuavano. Nem eu desejo isto. Não esqueço de onde vim. Nem renego minha Procedência. Saudações ao Dia do Gaúcho! E ofereço uma reflexão, no sentido de que gaúchos sejam cada vez mais gaúchos, porque eu, consciente e orgulhosamente, serei cada vez mais guarapuavano.

Estátua do Cacique Guairacá - Guarapuava PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário