quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Fim de uma era?

Nos tempos do pós-guerra, muito falava-se sobre a eminência de outro conflito armado entre nações, a espionagem militar decifrava códigos, a corrida especial estava a mil, o mundo era divido em dois blocos.
Era a chamada guerra fria, onde os EUA e seus aliados do ocidente polarizavam com a antiga União Soviética e demais forças do socialismo a hegemonia pela detenção do poder.

Sobre isto, li um texto de Leonardo Boff bastante interessante.

Hoje, há diversas correntes de estudiosos que concordam que já estamos há muito às vésperas, não de uma Terceira Guerra Mundial, mas sim da Quarta Guerra Mundial, pois o enfrentamento de problemáticas que envolvem o terrorismo, questões ambientais, a luta contra a fome, miséria e tantas desigualdades, e até mesmo o sangrento ambiente das disputas entre grandes corporações já definem o cenário atual como uma Grande Guerra Mundial, senão armada no todo, tão brutal e mortal quanto qualquer conflito bélico.
Final dos Tempos

Verdade é que o mundo de hoje vem dando claros sinais de uma espécie de ruptura sistêmica com o que já vivemos, e que os estudiosos concordam que não estaremos por ver, mas que já vemos uma transição de eras, onde o final de uma está em curso e outra, diferente e nova emerge dia após dia.
Os fatores comumente apontados para tal fenômeno, vão desde o declínio da liderança americana em razão da crise capitalista e sua consequente perda de posição de maior potência do mundo para a China, e assim a incapacidade de impor sua tese imperialista como antes. Para isto, dá-se o nome de queda do superimperialismo.

Com isto, passaríamos (ou estamos passando) por um superconflito, com a balcanização do mundo, tendo a Ásia, Oriente- Médio e África como lugares de destaque central deste cenário.

Nasce um Novo Tempo
Superada a fase, os novos tempos veriam o surgimento de uma superdemocracia, onde para não se destruir a si mesma e a biosfera como um todo, a humanidade elabora um novo contrato-social, com  estâncias plurais de governabilidade global. Com bens e serviços escassos,  a humanidade encontraria uma forma totalmente nova para garantir a sobrevida espécie humana e da própria Terra de Gaia.

Segundo os estudiosos do tema, se esta última fase não surgir, dificilmente os novos tempos ou a nova era chegará, e ao contrário, seria mesmo e de forma definitiva o que chamamos de final dos tempos, o epílogo da história humana.

Para ver mais, vá ao link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário