sábado, 6 de dezembro de 2014

O Livro

Parte da estante lá de casa...
Mesmo hoje, num mundo extremamente tecnológico, de mídias variadas e múltiplas alternativas de entretenimento, um bom e velho livro, impresso em papel mesmo, ainda permanece vivo, amparado nas nossas estantes e é fonte certa de cultura, diversão e conhecimento.

A escrita surgiu na antiga Mesopotâmia, por volta de 4.000 a.C., quando os homens perceberam a necessidade de registrarem os fatos da história como um todo, para poderem acessarem os mesmos depois. Tais escritos eram feitos em tijolos de barro. Posteriormente, foi a vez dos egípcios criarem o papiro, precursor do papel de hoje, e mais tarde foi a vez dos gregos inventarem o pergaminho, feito de couro animal. O primeiro registro de um material similar ao papel na história é oriundo da China, feito por uma mescla de folhas, restos de tecidos e redes de pesca.

Os árabes dedicaram sempre muita importância ao registro escrito, e os judeus, desde os antigos hebreus, tiveram na leitura fortíssima identificação cultural, ao ponto de ainda hoje serem chamados de "o povo do Livro".
Judeu retratado em leitura: o Povo do Livro

Até a invenção da moderna prensa, no século XV, os registros históricos foram preservados graças aos monges copistas, que passaram a vida fazendo cópias de livros. Já com a prensa de tipos móveis, desenvolvidas pelo alemão Johannes Gutemberg, deu-se início uma nova revolução nas comunicações, o que permitiu a produção em massa de livros como conhecemos hoje.

Recentemente, a história do livro teve um novo capítulo, que foi a sua digitalização. Vários títulos passaram a ser disponibilizados em versões totalmente digitais, e outros estão sendo lançados exclusivamente neste formato. É uma nova era que pretende tornar a leitura ainda mais acessível, seja por meio de tablets, leitores digitais, celulares e demais mídias eletrônicas.

Os adeptos da leitura digital, afirmam que tal prática ainda contribui para causa ambiental, em razão do consumo consciente do papel.
No Brasil, no dia 29 de outubro celebra-se O Dia do Livro

Seja como for, na tela de um aparelho, ou no manuseio tradicional das suas páginas, o livro sempre será um bom companheiro de qualquer ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário