quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Fuja da infelicidade



*Já escrevi aqui neste blog inúmeras vezes sobre a rotina dos nossos dias, a vida moderna ou o nosso tempo, onde invariavelmente se constata correria, desajustes, desequilíbrio e obstáculos tantos para serem suficientes a apontar-nos um caminho nebuloso e sem perspectivas positivas.
Feliz ou infeliz?
E sobre a felicidade, também já abordei aqui hábitos que podem auxiliar os que vivem uma vida de busca da felicidade sem no entanto conseguir alcançar nada nem próximo deste sentimento.

Hoje, a abordagem é outra. É sobre estudos que apontam a rotina e os hábitos daqueles que são, de fato, infelizes.
Sabemos que algo próximo de 7.000.000.000 (Sete Bilhões) de pessoas habitam nosso planeta, e que destes muitos, a maioria dizem os especialistas, são seres felizes. Por outro lado, uma parcela considerável deste montante vão na contra-mão da felicidade, e se declaram completamente infelizes.

Pesquisas afirmam que menos 40% da nossa felicidade depende apenas de nós mesmos, e que os demais fatores para ser feliz derivam de exterioridades, nem sempre tangíveis a todos. 

A boa notícia, é que o vácuo entre felicidade e infelicidade é brando, e oscilamos entre um e outro sentimento quase que diariamente, e este tempo em que ficamos felizes ou infelizes é o que pode determinar ao final, o quanto fomos mais ou menos felizes.

Listo aqui os sete hábitos mais comumente encontrados na rotina dos que se declaram infelizes:

1 - A SUA CRENÇA PADRÃO É DE QUE A VIDA É DURA

As pessoas felizes sabem que a vida pode ser dura, e tendem a passar pelas dificuldades com uma atitude de enfrentamento, e não de vitimização. Assumem a responsabilidade e focam em resolver seus problemas rapidamente. Perseverar  na resolução dos problemas é característica de quem é feliz, enquanto o infeliz coloca-se como vítima, ficam presas e não agem. Preferem se contentar no choro e lamuriam coisas como "olha o que aconteceu comigo, é sempre assim", ao invés de buscar a solução.

2 - ACREDITAM QUE AS PESSOAS NÃO SÃO CONFIÁVEIS

Os mais felizes tende a ser abertos aos relacionamentos sociais, convivem bem em comunidade e abrem círculos e redes de relacionamentos amplas.enquanto que infelizes costumam ter postura mais desconfiada e assumem precipitadamente temor com estranhos, indagando se estes seriam de confiança. Isto, acaba por fechar portas e reduzir círculos de amizade e consequente tende ao isolacionismo contínuo que leva a solidão.

3 - CONCENTRAM-SE NO QUE ESTÁ ERRADO E NÃO FOCAM NO CERTO

Há muita coisa errada neste nosso mundo, e não é difícil de se perceber isto, ms os infelizes não conseguem vislumbrar nada que possa estar certo. Sempre que você os aponta algo positivo, a resposta vem como "sim, mas...". Ou seja, há que se perceber o errado, sem fechar os olhos para as coisas positivam que a vida oferece.

4 - COMPARAM-SE AOS OUTROS E SÃO INVEJOSAS

Enquanto os felizes sabem que sua sorte vem acompanhada de atitudes, e que os demais não tem nada a ver com isso, infelizes de plantão acham que a sorte do outro rouba a sua sorte, caem em pouca auto-confiança e passam a invejar os que parecem ser mais sortudos.

5 - TENTAM CONTROLAR TUDO

Os felizes vão de passo em passo, mantém controle sobre o que realmente importa e abrem mão de muitas coisas para ficarem com o que lhes convém, enquanto que infelizes buscam controle sobre tudo e todos, e quando os resultados não são os esperados desmoronam em uma exibição dramática do "é sempre assim, nunca dá certo comigo."

6 - CONSIDERAM O FUTURO COM MEDOS E PREOCUPAÇÃO

Os infelizes enchem seus pensamentos apenas como absolutamente tudo pode dar errado, e não há nada que possa ser feito ao contrário. Já os felizes, vislumbram incertezas como oportunidades, arriscam mais e por isso tendem a acertar mais.

7 - SUAS CONVERSAS VERSAM SOBRE FOFOCAS E RECLAMAÇÕES

Os infelizes sempre preferem o passado, e parecem viverem eternamente nele, conferindo culpa ao tempo por não terem alcançado suas aspirações, e ao verem os outros realizados, suas conversas transforma-se em fofocas sobre a vida alheia, via de regra diminuindo ou desmerecendo feitos dos que venceram.

Então é isto. E você, se identifica com quais destes hábitos?

* Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário