sábado, 29 de janeiro de 2011

Necessidade de filosofar


Em sua etimologia, a palavra Filosofia quer dizer "amor à sabedoria" , "desejo de conhecimento", "busca pelo saber". Atribui-se tal termo a Pitágoras, matemático e filósofo grego que viveu entre 570 a.C. até 496 a. C.. Ele mesmo afirmava que não era um sábio (sophos), e sim um mero filósofo, um amante ou um amigo do saber. Queria ser alguém que no fundo reconhecia sua própria ignorância (humildade), assim buscava superá-la de forma constante.
A Filosofia, "Mãe de Todas as Ciências", nos convida para esta imersão em nós mesmos, a fim de busquemos reconhecer nossas limitações, intimar todo nosso pseudo-conhecimento e principalmente promover uma análise crítica acerca de todas as verdades, para que possamos perceber que elas, definitivamente não podem ser absolutas ao ponto de fugirem dos nossos questionamentos.
Partindo das questões que motivaram o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga, aproximadamente há 27 séculos, podemos concluir que àqueles questionamentos nos poderão ser ainda comuns: De onde viemos? Para onde vamos? Por que estamos aqui? Somos feitos de que? Fomos feitos por quem?
Muito embora alguns possam imaginar que a Filosofia esteja ao alcance somente de uma elite seleta de gênios intelectualmente evoluídos, ou que o Filósofo seja um ser excêntrico ou pitoresco, alienado das realidades necessárias que vive a divagar, "viajar" em inúteis devaneios, verifica-se, de outro lado, que a atividade filosófica implica em dedicar empenho para ver o mundo, a própia existência e os acontecimentos de modo mais claro e sem sombras, como Platão revela no "Mito da Caverna", sétimo livro da sua obra "A República". Isto equivale em sobrepor o que nos aparenta como óbvio ou superficial ao senso comum, por meio da pesquisa e da reflexão racional.
Neste sentido, instituir o estudo da Filosofia no currículo do Ensino Médio brasileiro (Resolução Federal n. 04 de 14 de agosto de 2006) torna-se um desafio que deve ser encarado como uma grande oportunidade de ultrapassar uma histórica marginalização que vitimou a ciência no país e assim oferecer um feixe de luz ao sombrio sistema de educação brasileiro.

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