sábado, 29 de janeiro de 2011

O sacrifício do Sarney

Prestes a ser eleito para comandar pela quarta vez o Congresso Nacional como Presidente do Senado Federal, o ex-presidente José Sarney afirmou mais uma vez que apenas aceitou o "encargo" após a bancada do seu partido, o faminto PMDB, concluir não ter outra opção para cumprir a missão. O Senador, mais uma das velhas raposas do cenário político nacional, destacou que para ele, ser Presidente do senado é apenas mais um dos "sacrifícios" que lhe foram impostos ao decorrer da longa vida pública. Quem ouve assim, pode até ter pena deste já octagenário senhor, que para quem não o conhece, apenas aparenta ser mais um velhinho, simpático às vezes, que sobreviveu ao rude jogo eleitoral.
Não vou gastar o tempo dos amigos leitores aqui.
Apenas, como sugestão, indico a leitura bastante oportuna do livro de autoria do jornalista Palmério Dória, intitulado "Honoráveis Bandidos - Um Retrato do Brasil na Era Sarney".
No último natal, presenteei meu tio Sérgio com a obra. Embora seja ele alguém interassadíssimo por assuntos como este, ele, que que mora no Rio, resolveu deixar o livro para que o meu pai Eduardo manuseasse os registros do jornalista acima citado. Bem, meu pai está ao mesmo tempo de cabelo em pé e parece mesclar descrença com conformismo pelo que do livro se extrai, uma espécie de "eu já sabia".
Todos nós já sabemos...
Acerca do título ser bastante sugestivo, deixo para cada qual tirar suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário